Gravura
A primeira presença das artes gráficas na formação do Ar.Co surge com o atelier de serigrafia, dirigido por António Inverno (com colaborações de Fernando Calhau) entre 1973 e 1978. Há Cursos Livres logo desde 1973 e, nesse mesmo ano, Fernando Calhau, Eduardo Nery e António Sena produzem edições de serigrafia que são mostradas na escola juntamente com poemas visuais impressos de Salette Tavares. Em 1974 serão mostradas “Gravuras da Slade School of Art”, numa colaboração com a escola londrina. No 4º aniversário da escola, em 1977, serão mostradas e vendidas obras oferecidas pelos seus autores como forma de apoio ao Ar.Co (E. Nery, F. Calhau, Henrique Manuel, A.Sena, S. Tavares e alunos da Slade School). Processos mais tradicionais de gravura entrarão na formação apenas em 1978, sob a orientação de João Hogan. Em 1980 mostram-se na escola gravuras de autores estrangeiros que haviam trabalhado em Portugal na década de 60, um acervo que é propriedade de João Hogan, e serigrafias feitas na Cooperativa Árvore do Porto. Em 1981 Lídia Reynolds junta-se a João Hogan como professora de Gravura e em 1984 Shang Hutter, convidado da Escultura, expõe gravura e desenho no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1987, Noriko Yanagisawa orienta cursos intensivos de técnicas avançadas de gravura. A prática da gravura tem um interregno até que Constança Meira passe a orientar os workshops de Gravura na Quinta de S. Miguel em Almada (de 1997 a 2002). Ainda em 1997 vários artistas são convidados a trabalhar na oficina de Almada (Ana Jotta, José Pedro Croft, Pedro Calapez e Pedro Casqueiro), sendo editadas gravuras de Pedro Calapez e Ana Jotta. Em 2000/2001 o Centro de Gravura, como então se chama, passa a estar ligado ao departamento de Ilustração/Banda Desenhada, sendo ambos a partir daí da responsabilidade de Jorge Nesbitt. A escola apresenta em 2001 abundante produção em gravura (Madalena Parreira, Thierry Simões, Ângelo Encarnação, Catarina Tavares, Duarte Belard da Fonseca, Daniela Krtsch, Joana Salvador, Mary St. George, António Freitas, Marcelo Costa, André Almeida e Sousa, Francisca Couceiro, entre outros). A Gravura funciona agora frequentemente como prática complementar para alunos inscritos noutros cursos, abre inscrições mensais e promove pontualmente workshops específicos. As técnicas utilizadas são bastante variadas, da água forte e água tinta à monotipia, linóleo, etc. Catarina Tavares Dias orienta um workshop em 2002 e Jorge Nesbitt em 2003 e no ano seguinte a Gravura começa a surgir inserida nos programas da Pintura, orientada por Madalena Parreira com a colaboração de Hugo Amorim (2004/05). São convidados artistas para orientar workshops (Ângelo de Sousa em 2006) à medida que aumenta o número destes e o espectro das técnicas praticadas, enquanto que os públicos se diferenciam como resultado, nomeadamente, de programas especialmante concebidos para outras instituições (St. Julian’s School em 2003 e 2004, St. Dominic’s International School em 2004 e 2007). A Gravura perde temporariamente as suas instalações em 2008 (que entram em obras para darem lugar à Biblioteca/Cerntro de Documentação da escola) e recomeça a sua actividade em 2011 nos ateliers de Almada do Curso Avançado de Artes Plásticas. Madalena Parreira orienta tecnicamente a prática dos alunos internos e organiza workshops pontuais, com a colaboração de Maria João Brito. Em 2012, a serigrafia é reintroduzida com Madalena Parreira e Lucy Bainbridge, a partir de uma parceria com a Loja das Maquetas. A partir de 2013, Jorge Nesbitt dá pequenos workshops de introdução às técnicas básicas para alunos de Ilustração/BD e acompanha frequentemente a actividade em gravura de alunos avançados.
-
Fernando Calhau. Serigrafia, edição Ar.Co, 1973.
-
Estúdio de Serigrafia,a cargo de António Inverno. Ar.Co, Lisboa, 1973.
-
Cartaz de exposição de gravuras da Slade School de Londres. Ar.Co, Lisboa, 1974.
-
Oficina de Gravura. João Hogan. Ar.Co, Lisboa, 1978.
-
Workshop de Gravura com Ângelo de Sousa, 2006, Quinta de S. Miguel, Almada.
-
Constança Arouca. Monotipia, 2005.
-
Workshop de gravura com Madalena Parreira. 2006.
-
Mafalda Pereira. "Sem Título", 2005, monotipia.
-
Curso de Gravura com Noriko Yanagisawa, Ar.Co, Lisboa, 1987.
-
"Exposição de Outono/Open Studio 2014". Quinta de S. Miguel, Almada. Gravuras de Roger Paulino.
-
Workshop de gravura para jovens com Jorge Nesbitt, Quinta de S. Miguel, Almada, 2007.
-
Workshop de serigrafia com Lucy Bainbridge. Quinta de S. Miguel, Almada, 2012.
-
Constança Arouca. Monotipia, 2005.